Robôs como Ferramenta Extensionista: a experiência do projeto de robótica pedagógica com a tecnologia de robôs Lego Mindstorms® do IFC-Campus Luzerna

Autores

  • illyushin ZAAK SARAIVA Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna http://orcid.org/0000-0001-8818-8084
  • Ricardo ANTONELLO Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna
  • Rafael Garlet OLIVEIRA Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna
  • Ruan Diego BEVILAQUA Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna
  • Ruan Machado BECKER Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna
  • Yan Caion Vieira CARDOZO Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

DOI:

https://doi.org/10.21166/rext.v0i12.19

Resumo

Dentre as ferramentas de divulgação científica adotadas nas primeiras décadas do Século XXI, a Robótica Pedagógica alcança destaque devido a características próprias desta época, como a rápida evolução tecnológica dos dispositivos eletrônicos pessoais portáteis, ou o desenvolvimento de novas metodologias voltadas a atrair a atenção de crianças e adolescentes para a ciência (BENIEK et al, 2012). No contexto brasileiro, a precariedade da escola básica, mantida pelas Redes Estaduais e Municipais, e o crescimento das Instituições Federais de Ensino entre 2008 e 2015, estimularam novas formas de ação extensionista envolvendo esses dois grupos de instituições educacionais, dentro de focos de atuação específicos nos quais se destaca a divulgação tecnológica (REIS et al., 2014). Este trabalho tem como objetivo descrever o projeto de extensão iniciado em 2013 sob auspícios do Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna, através de convênio com a Gerência Regional de Educação de Joaçaba-SC, cujo produto principal foram oficinas de capacitação sobre programação e montagem dos Kits de Robótica Lego Mindstorms® em escolas públicas da região, uma ação extensionista que promoveu o intercâmbio entre o conhecimento científico-acadêmico produzido no Campus e o saber regional trazido do ambiente escolar. As etapas do projeto consistiram no treinamento dos alunos bolsistas, no planejamento da ação extensionista, e nas oficinas com a comunidade em diversas cidades catarinenses e também em Floriano, Piauí, utilizando 03 Kits Lego adquiridos através do CNPQ, favorecendo a abstração de conceitos multidisciplinares na mente de crianças e adolescentes, de forma lúdica, ampliando as possibilidades de aprendizagem no âmbito do quotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

illyushin ZAAK SARAIVA, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Especialista em Educação Empreendedora - UFSJ

 

Ricardo ANTONELLO, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Mestre em Ciências da Computação - UFSC

Rafael Garlet OLIVEIRA, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico

Mestre em Engenharia de Automação e Sistemas - UFSC

Ruan Diego BEVILAQUA, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Aluno de Engenharia de Controle e Automação

Técnico em Informática (SENAI-SC)

Ruan Machado BECKER, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Aluno do Curso Técnico em Automação Industrial

Yan Caion Vieira CARDOZO, Instituto Federal Catarinense - Campus Luzerna

Aluno do Curso Técnico em Automação Industrial

Referências

BIENIEK, G. B.; TORTELLI, L.; ZARPELON, M. C.; GUEDES, A. L.; CARVALHO, R. S.; GUEDES, F. L. Robótica como alternativa nos processos educativos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: Anales del XVIII Congreso Argentino de Ciencias de la Computación. Buenos Aires. Outubro 2012.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Texto compilado até a inclusão da emenda constitucional nº 91 de 2016. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm> Acesso em: 28 jun. 2016.

DIÁRIO DO VALE. Equipe do IFC ABCDEF conquista 3º lugar em competição. In: Geral | 29/09/2014. Disponível em <http://www.diariodovalesc.com.br/noticias.php?id=3418>. Acesso em 13 jun 2016.

GOMES, M. C.; BARONE, D. A. C.; OLIVO, U. KickRobot: Inclusão Digital através da Robótica em Escolas Públicas do Rio Grande do Sul. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 11, 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza, nov. 2008.

JEZINE, Edineide. As Práticas Curriculares e a Extensão Universitária. In: Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004. Disponível em: <https://www.ufmg.br/congrext/Gestao/Gestao12.pdf>. Acesso em 10 ago 2015.

REIS, G. L.; SOUZA, F. L. F.; BARROSO, M. F. S.; PEREIRA, E. B.; NEPOMUCENO, E. G.; AMARAL, G. F. A relevância da integração entre universidades e escolas: um estudo de caso de atividades extensionistas em robótica educacional voltadas para rede pública de ensino. In: Interfaces Revista de Extensão | Belo Horizonte | v. 2, n. 3, p. 52-76, jul./dez. 2014.

SASAHARA, L. R.; CRUZ, S. M. S. Hajime – Uma nova abordagem em robótica educacional. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 7, 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, jul. 2007.

SILVA, A. F. RoboEduc: Uma Metodologia de Aprendizado com Robótica Educacional. 2009. 127 f. Dissertação (Tese de Doutorado) UFRN.

TAVARES, M. G. M.. Extensão Universitária: novo paradigma de universidade? Maceió : UFAL, 1997. 235 p.

VAHLDICK, A., BENITTI, F., URBAN, D., KRUEGER, M., HALMA, A. (2009). O uso do Lego Mindstorms no apoio ao Ensino de Programação de Computadores. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 07, 2009, Bento Gonçalves. Anais... Bento Gonçalves, jul. 2009. pp. 523-526.

Publicado

2020-01-31