A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: Reflexões compartilhadas e contribuições para repensar a prática da educação básica

Autores

  • Elaine Cristina Fuchs INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE- CAMPUS CAMBORIÚ- UNIVERSITÁRIA
  • Afrânio Austregésilo Thiel Austregésilo Thiel

DOI:

https://doi.org/10.21166/rext.v0i12.113

Resumo

O artigo desenvolve a ideia de que a formação do professor de matemática pode ser construída e reconstruída por meio de reflexões compartilhadas e contribuições para repensar a prática da educação básica. Descreve etapas do desenvolvimento de um projeto de extensão realizado em 2016, envolvendo professores da rede pública de ensino do município de Camboriú e cidades circunvizinhas, com participação de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do IFC - Campus Camboriú. Os resultados obtidos evidenciam a importância da participação e colaboração de todos os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, fazendo evoluir o nosso que fazer, a nossa reflexão e o nosso pensar, tendo em vista que uma boa prática docente exige do educador o aprender, o investigar e o ensino.

Palavras-chave: Matemática. Práticas reflexivas compartilhadas. Professores e acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elaine Cristina Fuchs, INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE- CAMPUS CAMBORIÚ- UNIVERSITÁRIA

SOU ACADÊMICA DO SÉTIMO PERIODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.

Afrânio Austregésilo Thiel Austregésilo Thiel

Professor de Matemática

Referências

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática: ensino fundamental de 5.a a 8.a séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

PERRENOUD, Philippe. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre Artmed, 2002.

SKOVSMOSE, Ole. Preocupações de uma educação matemática crítica. In: FÁVERO, Maria Helena; CUNHA, Célio da (Org). Psicologia do conhecimento: o diálogo entre as ciências e a cidadania. Brasília: UNESCO, Universidade de Brasília, 2009. p. 101-114.

Publicado

2020-01-31