O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice. Não serão aceitos arquivos em .pdf.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas. 

    Assegurando a Avaliação Cega por Pares

    Para assegurar a integridade da Avaliação Cega por Pares, para submissões à Revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores entre os mesmos durante o processo. Isto exige que o arquivo enviado para os avaliadores não estejam identificados.

    Não se preocupe com a identificação dos autores no início do artigo, pois o Editor de Layout da Revista irá suprimir a identificação dos autores e irá gerar um arquivo em formato pdf para envio aos avaliadores pelo Editor da Revista. Entretanto, durante a elaboração do artigo, os autores devem tomar cuidado para não se identificar no texto.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

As contribuições devem ser encaminhadas de acordo com as seguintes diretrizes:

1 Linha editorial e política de publicação

A revista publica trabalhos de diversas áreas do conhecimento cujo interesse é a Extensão Tecnológica e Universitária e que estejam escritos em português, espanhol ou inglês. Os trabalhos enviados não devem ter sido submetidos simultaneamente a outra revista. Não serão aceitos trabalhos de revisão de literatura.
Serão aceitas contribuições nos seguintes gêneros do discurso:
- Artigos originais: deverão ser trabalhos que sirvam como referência teórica para a Extensão Tecnológica e Universitária ou trabalhos resultantes de programas, projetos ou ações de extensão, apresentando dados originais de investigação relacionados às áreas temáticas (Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia, Trabalho). Limitado a 10.000 palavras.
- Relatos de experiência: os relatos de experiências devem apresentar dados descritivos decorrentes de projetos, programas ou ações de extensão, explicitando tais atividades e relatando os resultados da intervenção. Limitado a 10.000 palavras.
- Artigos de opinião: são matérias que suscitam análise e reflexão sobre temas ou ações de extensão relevantes e apresentam, exclusivamente, a opinião do autor. Limitados a 4.000 palavras.
- Resenhas: Revisão crítica de obra recém-publicada, com no máximo dois anos de publicação, relacionada ao escopo da revista, orientando o leitor quanto as suas características e usos potenciais. Limitado a 3.000 palavras.


2 Normas de formatação

a) Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 (um e meio), com o recuo de parágrafo de 1,5 cm;
b) O texto deve ser formatado em folha A4, título com alinhamento centralizado, corpo do texto com alinhamento justificado;
c) Configurações das margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm.
d) Citação no sistema autor-data da ABNT;
e) Notas de rodapé somente explicativas;
f) Os artigos deverão ser enviados em formato .doc ou odt;

3 Partes textuais

a) título do texto em português, espanhol e inglês;
b) o(s) autor(es) deve(m) informar nome completo, logo abaixo do título, alinhamento à direita, instituição, titulação e e-mail;
c) resumo com até 250 palavras, elaborado em português, espanhol e inglês;
d) palavras-chave (até 5), redigidas em português, espanhol e inglês, separadas entre si por ponto e vírgula, sendo a última palavra seguida de ponto;
Obs.: Não repetir palavras contidas no título ou resumo com exceção de Extensão Tecnológica.
e) O texto propriamente dito, poderá ter subtítulos escritos em CAIXA ALTA, NEGRITO, sem numeração de ordem e sem recuo na primeira linha. Para artigos e relatos de experiência sugerimos: introdução, material e métodos, resultados, discussão e conclusão;
f) referências, elaboradas de acordo com a norma NBR 6023/02;
g) Não serão aceitos anexos;
h) Tabelas, figuras ou imagens deverão ser apresentadas no corpo do texto, logo após a primeira citação, na mesma fonte.

4 Outras orientações

a) as citações: - citações diretas (que não são paráfrase) com até 3 linhas: inseridas entre aspas duplas no parágrafo do autor; as aspas simples são usadas para indicar citação dentro de citação; - citação com mais de 3 linhas: novo parágrafo, recuo de 4 cm à esquerda, espaço simples, fonte 11; - supressão de partes da citação são indicadas como: [...]; - acréscimos ou comentários inseridos na citação são separados por colchetes [sssss]; - forma de citação: sistema autor-data; se o nome do autor estiver referenciado na frase citante, indica-se apenas a data entre parênteses: Saussure (1985) afirma que ... ; se o autor não aparece referenciado na frase citante, deve ser citado entre parênteses, em letras maiúsculas, separado por vírgula da data de publicação (DUCROT, 1985); as páginas citadas devem ser indicadas depois da data, como nos exemplos a seguir: Saussure (1985, p. 20) afirma que...; (DUCROT, 1985, p. 25); citação de citação deve ser indicada por apud: (BAKHTIN, 1985 apud ROJO, 2006, p. 25); c) tabelas, quadros e ilustrações: devem estar prontos e no espaço do texto onde deverão ficar; devem ser numerados a partir do número 1, com um título e com a fonte (quando extraída de outra fonte);
b) a lista de referências deve ser somente de obras citadas; deve ser usado o sistema de ordenação alfabética ascendente; no caso de autor repetido, substituir o sobrenome por um traço equivalente a 6 espaços (underline); quando a obra for de mais de 3 autores, indicar apenas o primeiro e usar a expressão et al.; título da obra em negrito (subtítulo em caracteres normais);
c) no caso de pesquisas que envolvam seres humanos, sugere-se que o autor indique, em nota de rodapé, a aprovação do estudo por Comitê de Ética.

5 Imagens e figuras

As imagens e figuras devem obedecer à normatização do IBGE, conforme disposto na NBR 6022/03, e indicar, logo abaixo e à esquerda, em fonte tamanho 12, o título e a fonte; a numeração das imagens é feita em algarismos arábicos e crescentes.
Exemplos:
a) Imagem 1: Texto de aluno
Fonte: Xavier (2012, p.7)

b) Figura 1: Sequência didática para o gênero carta
Fonte: Silva (2014, p.15)

6 Referências

Os trabalhos devem seguir os exemplos de referências, de acordo com a NBR6023/02:

a) monografias no todo (livros, dicionários, dissertações, teses, congressos...):
DINA, Antonio. A fábrica automática e a organização do trabalho. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
RODRIGUES, M. V. Qualidade de vida no trabalho. 1989. 180 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1989.
b) partes de monografia (capítulos de livros, verbetes, trabalhos apresentados em congressos...):
NOGUEIRA, D. P. Fadiga. In: FUNDACENTRO. Curso de médicos do trabalho. São Paulo, 1974. v.3, p. 807-813.
HALLISEY, Charles. Budismo. In: OUTHWAITE, William; BUTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento social do século XX. Tradução de Eduardo Francisco Alves; Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1996. p. 47-49.
RODRIGUES, M. V. Uma investigação na qualidade de vida no trabalho. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 13., 1989, Belo Horizonte. Anais… Belo Horizonte: ANPAD, 1989. p. 455-468.
c) publicações periódicas consideradas no todo (coleções, fascículos...):
TRANSINFORMAÇÃO. Campinas: PUCCAMP. 1989-1997. Quadrimestral. ISSN: 0103-3786.
CARTA CAPITAL. São Paulo: Editora Confiança, ano 16, n. 629, jan. 2011.
d) partes de publicações periódicas (artigo de revista e de jornal):
ESPOSITO, I. et al. Repercussões da fadiga psíquica no trabalho e na empresa. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v. 8, n. 32, p. 37-45, out./dez. 1979.
OLIVEIRA, W. P. de. Judô: Educação física e moral. O Estado de Minas, Belo Horizonte, 17 mar. 1981. Caderno de esporte, p. 7.
e) documentos eletrônicos:
MALOFF, Joel. A internet e o valor da "internetização". Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 3, 1997. Disponível em: <http://www.ibict.br/cionline>. Acesso em: 18 maio 1998.

Artigos

Trabalhos resultantes de programas, projetos ou ações de extensão, apresentando dados originais de investigação relacionados às áreas temáticas (Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia, Trabalho). 

 

Artigos de Opinião

São matérias que suscitam análise e reflexão sobre temas ou ações de extensão  relevantes e apresentam, exclusivamente, a opinião do autor.

Resenha crítica

Revisão crítica de obra recém-publicada, com no máximo dois anos de publicação,  relacionada ao escopo da revista, orientando o leitor quanto as suas características e usos potenciais.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.