SEGURANÇA NA EDUCAÇÃO: USO DE JOGOS DE CAÇA AO TESOURO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

  • Ricardo de la Rocha Ladeira Instituto Federal Catarinense
  • Richard Robert Dias Custodio Instituto Federal Catarinense
  • Vinícius Manuel Martins Instituto Federal Catarinense

Resumo

Segurança Computacional é uma área cada vez mais importante e atual, mas a necessidade de proteção das informações contrasta com a falta de profissionais e o pouco espaço dedicado à área em cursos de TI. Jogos e competições vêm sendo usados para motivar alunos a aprofundarem seus conhecimentos práticos sobre o tema e despertar o interesse por Segurança. A elaboração desses jogos requer conhecimento especializado, muitas vezes escasso. Além disso, o ineditismo dos problemas geralmente é vital para atingir o nível desejado de dificuldade. Para trabalhar essas questões, propõe-se a continuidade de trabalhos que utilizam da aleatorização para gerar problemas e competições de Segurança de forma automatizada e completa, tal como o protótipo da ferramenta TreasureHunt (LADEIRA, 2018), visando a não trivialização de soluções, à obtenção de instâncias exclusivas de exercícios para cada jogador/aluno e minimizando também as possibilidades de compartilhamento de respostas. As ações concluídas envolvem a geração de competições automáticas, incluindo problemas compostos por mais de uma técnica, e a criação de um instalador customizável, permitindo que o organizador abstraia as etapas de busca, instalação e configuração de pacotes necessários, mas também possa alterar as ferramentas utilizadas, bem como ter acesso a um log de atividades. Os próximos desafios do trabalho envolvem a ampliação do rol de técnicas constantes no TreasureHunt, novas execuções do jogo e a análise de resultados, tanto de satisfação com a atividade quanto de desempenho de jogadores em novas competições.

Publicado
2019-02-04
Seção
Poster