MEMORY CHALLENGE

  • Ricardo de la Rocha Ladeira Instituto Federal Catarinense
  • Adriano Pessini Instituto Federal Catarinense
  • Eder Augusto Penharbel Instituto Federal Catarinense
  • Christopher Andrey Piske Instituto Federal Catarinense
  • Gabriel Eduardo Germano Instituto Federal Catarinense
  • Gabriel Ramos de Amorim Instituto Federal Catarinense
  • Matheus Silvério Instituto Federal Catarinense

Resumo

O Projeto em questão trata-se da produção de um jogo da memória, no qual será no estilo de qualquer outro, porém com um diferencial, ele será programado nas linguagens de python e ren´py. O projeto surgiu quando o grupo não sabia que tipo de jogo seria mais viável fazer, foi quando um integrante estava vendo imagens de assuntos diversos que surgiu a ideia de programar um jogo da memória utilizando diversos temas para o conteúdo das cartas postas no jogo. A partir de então foram estipulados metas e planejamentos para o projeto, uma parte do grupo desenvolvia a parte teórica e o conteúdo das cartas (que foram feitas através do aplicativo pixelart) e a outra desenvolvia a interfase gráfica do jogo, os HUDs e os objetos interativos na tela. O grupo durante 3 meses alcançou grandes feitos no projeto, como o termino da construção da parte teórica, a construção da tela do jogo, o conteúdo das cartas, e a construção de alguns HUDs, porem o grupo passou por uma grande mudança, inicialmente o projeto era pra ser programado utilizado a linguagem de Pygame, mas suas linhas de códigos e métodos eram de difícil entendimento, então o grupo concordou em mudar para a linguagem ren´py, que resultou de forma mais prazerosa a programação do jogo e a facilidade de entendimento. Dentre os materiais usados para a construção do jogo, além das linguagens e do aplicativo pixelart, utilizou-se diversos softwares como Visual Studio Code para o desenvolvimento do programa com implementação da interface gráfica, diversos computadores disponibilizados pelo Instituto Federal Catarinense, computadores próprios e aparelhos móveis para a aprimoração do projeto a longa distância. Cada integrante desenvolveu sua parte no projeto em momentos livres, durante ambiente escolar, em casa e nas aulas dedicadas ao projeto e recebeu aulas de auxílio toda semana, tirando dúvidas e questões a respeito das formas e variações de linguagem de programação dentre as quais utilizamos. O grupo agora apresenta-se trabalhando arduamente para cumprir com as metas estipuladas, com o objetivo de alcançar o proposto para o jogo e que todo o planejamento da funcionalidade e aspecto do jogo chegue a qualidade desejada, podendo satisfazer a vontade do grupo e possivelmente para os usuários que desejem provar um pouco da experiência do jogo.

Publicado
2019-02-04
Seção
Poster