DRØMME: PROPOSTA DE UM JOGO 2D DO GÊNERO TIRO

  • Ricardo de la Rocha Ladeira Instituto Federal Catarinense
  • Adriano Pessini Instituto Federal Catarinense
  • Gabriel Eduardo Lima Instituto Federal Catarinense
  • Guilherme Eduardo Kuglin Instituto Federal Catarinense
  • Thiago Vinicius de Oliveira Hornburg Instituto Federal Catarinense
  • Timóteo Rafael Janzen Instituto Federal Catarinense
  • Eder Augusto Penharbel Instituto Federal Catarinense

Resumo

DRØMME é a proposta de um jogo do gênero tiro no estilo singleplayer em 2D com visão top view, e possui como temática principal a sobrevivência a um apocalipse zumbi. É um jogo no qual o jogador deverá enfrentar os inimigos para avançar ao estágio seguinte, tendo que gerenciar seus atributos e recursos. Ao passar de cada estágio, o jogador poderá melhorar seus atributos e comprar armas melhores, já que a dificuldade do jogo aumenta conforme o avanço de estágios. O objetivo do projeto é desenvolver um jogo e demostrar os processos nele envolvidos. Para desenvolver esse projeto algumas etapas estão sendo seguidas em um cronograma cíclico, dentre elas: discussão de ideias, fase de pesquisas, etapa de projeto, execução do projeto, testes e documentação dos resultados. O jogo está sendo desenvolvido com a linguagem python e sua biblioteca pygame, e alguns dos softwares mais utilizados são: editores de texto, editores gráficos, ferramentas UML, editores de áudio etc. O projeto já contém resultados parciais, como o desenvolvimento da base gráfica e da mecânica básica do jogo, além do Game Design Document (GDD), ainda não totalmente concluído, pois ainda há algumas funcionalidades em desenvolvimento. Com o presente trabalho pode-se concluir que a implementação de um jogo é um processo que exige diversos conhecimentos, tais como: aplicativos de editoração de imagens, matemática e física, engenharia de software, programação, além de métodos e processos próprios do desenvolvimento de jogos como, por exemplo, o GDD. Jogos são frequentemente associados à diversão, porém desenvolver um jogo digital é criar um software que pode ser complexo, e que geralmente demanda algoritmos não triviais. É uma tarefa desafiadora e, do ponto de vista acadêmico, funciona como um meio para alcançar familiaridade e maturidade em programação.

Publicado
2019-02-04
Seção
Poster