ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ATIVIDADE FÍSICA NO CAMPUS DE BLUMENAU - 2018 : PREFERÊNCIAS ESPORTIVAS DOS ESTUDANTES DO CAMPUS DE BLUMENAU

Autores

  • Nikolas Rubens Starke Instituto Federal Catarinense - Campus de Blumenau
  • Marcos Tillmann Instituto Federal Catarinense - Campus de Blumenau
  • Leandro Rafael Speckort Instituto Federal Catarinense - Campus de Blumenau
  • Vanessa Regina da Silva Instituto Federal Catarinense - Campus de Blumenau
  • Daniel Minuzzi de Souza Instituto Federal Catarinense - Campus de Blumenau
  • Deivis Elton Schlickmann Frainer Instituto Federal Catarinense - Campus de Blumenau

Palavras-chave:

Alimentação. Exercício Físico. Saúde.

Resumo

O projeto de pesquisa e extensão Alimentação Saudável e Atividade Física no Campus de Blumenau - 2018, do Instituto Federal Catarinense, tem como objetivo incentivar o cuidado com a saúde, por meio de propostas que visam o conhecimento sobre alimentação saudável nas escolas, como palestras e pesquisas na área, e o oferecimento de escolinhas de esportes abertas à comunidade. Neste trabalho apresentam-se os dados relativos a preferências por esportes dos estudantes do Campus de Blumenau. Foram avaliados 336 estudantes, sendo que entre as meninas, os esportes coletivos escolhidos foram o voleibol (59%) e o handebol (12%), e os esportes individuais escolhidos foram as lutas (28%) e o xadrez (20%). Os esportes coletivos preferidos pelos meninos foram o futsal (42%) e o voleibol (24%) e os esportes individuais preferidos foram o tênis de mesa (31%) e as lutas (24%). Essas informações baseadas em pesquisa foram importantes para o projeto, visto que nortearam as escolhas dos estudantes pela prática esportiva de maior preferência para ambos os sexos, e se estenderam aos demais membros da Comunidade do entorno do IFC, Campus de Blumenau.

Biografia do Autor

Nikolas Rubens Starke, Instituto Federal Catarinense - Campus de Blumenau

Bolsista de Extenção. Aluno do EMI em Informática do IFC - Campus de Blumenau.

Deivis Elton Schlickmann Frainer, Instituto Federal Catarinense - Campus de Blumenau

Professor de Educação Física, Mestre em Nutrição, Doutorando em Saúde Pública.

Especialista em Docência do Ensino Superior.

Especialista em Atuação Multiprofissional em Saúde da Família.

Referências

ENES, Carlas Cristina ; SLATER, Betzabeth. Obesidade na adolecencia e seus principais fatores : Obesity in adolescente and ist main determinats. 1. ed. São Paulo: Departamento de Nutriçao da Faculdade de Saude Publica da Universidade de Sao Paulo, 2010. 9 p. v. 1.

KATZMARZYK PT, BAUR LA, BLAIR SN, LAMBERT EV, OPPERT JM,

RIDDOCH C. International conference on physical activity and obesity in children: summary statement and recommendations. Int J Pediatr Obes. 2008;

:3-21.

NUNES GUERRA, Soleane ; OLIVEIRA DA SILVA, Virgínia de ; BEZERRA LEÃO FILHO, Inácio ; FREITAS, Márcio Rodolfo de. Preferência Esportiva em Escolares de Ambos os Sexos no Município de São José dos Campos. Disponível em: < http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2011/anais/arquivos/RE_0548_0549_01.pdf> . Acesso em: 11/08/2018.

SHEPHARD RJ. Limits to the measurement of habitual physical activity

by questionnaires. Br J Sports Med. 2003; 37:197–206.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Physical activity and young people. Disponívelem:<http://www.who.int/dietphysicalactivity/factsheet_young_people/en/>. Data de acesso: 14/08/2018.

Publicado

2019-02-04

Edição

Seção

Comunicação Oral