ENTRUST: SOLUÇÃO E APRESENTAÇÃO GRÁFICA DE FUNÇÕES

  • Adriano Damasceno da Silva Júnior Instituto Federal Catarinense
  • Hylson Vescovi Netto
Palavras-chave: Resolução de equações. Representação de funções. Educação Matemática.

Resumo

A Matemática é uma das disciplinas que mais apresenta dificuldades durante os anos escolares. Tais dificuldades podem ser evidenciadas na resolução de problemas matemáticos ligados ao estudo de equações. A aplicação sistemática de regras padronizadas de resolução de equações como único método de ensino torna-se limitante no processo de aprendizagem. Visando melhorar o ensino da Matemática, a visualização gráfica de equações de primeiro e segundo grau viabilizam a demonstração da dinâmica destas fornecendo uma melhor compreensão. A mesma colabora para que os alunos não somente reproduzam métodos mecanizados da Matemática, mas também fornece a eles uma nova interpretação de um mesmo fato. Assim sendo, o trabalho em questão visa desenvolver uma aplicação que represente de maneira didática a solução e a visualização gráfica de funções matemáticas de primeiro a quarto grau. Entre os recursos disponíveis na aplicação, temos: receber funções com diferentes variáveis, mas com uma incógnita somente; orientar o usuário sobre a devida sintaxe de equações presente no sistema; gerar gráficos com base na função de entrada quando igualamos a mesma a y; e, por fim, apresentar as raízes ? da equação quando igualamos a função a 0. O desenvolvimento dessa aplicação foi realizado utilizando-se de testes de viabilidade da ideia, processo de desenvolvimento incremental e remodulação do código.

Referências

APRENDIZADO dos alunos: Brasil. Disponível em: . Acesso em: 4/7/2018

BASSANEZE, M. O estudo das equações matemáticas no ensino Fundamental e Médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) — Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Das Missões. 2010

DOMINGOS, A. M. dias. A aprendizagem de funções num ambiente computacional com recurso a diferentes representações. Dissertação (Mestrado) — Universidade Nova De Lisboa, 1994.

PASSOS, C. B. et al. Projeto Pedagógico de Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Informática Integrado ao Ensino Médio. 2017. Disponível em: . Acesso em: 8.8.2018.

TOKARNIA, M. Só 7,3 matemática no ensino médio. [S.l.], 2017. Disponível em: . Acesso em:4/7/2018.
Publicado
2019-02-04
Seção
Comunicação Oral