MOTOR ELETROMAGNÉTICO COM 1 SOLENÓIDE

  • Jomar Alberto Andreata Instituto Federal Catarinense
  • Christian Celso Bewzenko
  • Gabriela Fischer
  • Gustavo Kraft
  • Thayla Mariano Rodrigues
Palavras-chave: Motor Eletromagnético, Solenoide, Eletromagnetismo.

Resumo

Carros com motores elétricos são hoje considerados o futuro do mercado de veículos pequenos para as cidades. Silenciosos e não poluentes seriam uma contribuição para a redução da poluição nos grandes centros. Os primeiros veículos elétricos surgiram por volta de 1835 e em 1900 28% dos veículos produzidos nos EUA eram elétricos. O declínio deste modo de propulsão inicia com a produção em larga escala do Ford Modelo T. Hoje o sucesso comercial de modelos elétricos produzidos pela Tesla Motors faz o tema retornar a relevância. A equipe de alunos deste projeto, busca através da pesquisa científica, compreender o modo de funcionamento dos motores convencionais comparando com um projeto de motor eletromagnético movido a solenoide.  Nestes motores eletromagnéticos o pistão é impulsionado por um campo eletromagnético produzido em um solenoide, ao invés da explosão de combustível fóssil. A pesquisa inicia com a compreensão dos princípios básicos de eletromagnetismo e a geração de campos eletromagnéticos com bobinas. Esses conceitos são aplicados em um protótipo de 1 solenoide, que funciona similar a um motor de combustão com 1 único cilindro, possuindo os mesmos componentes básicos de um motor convencional, como virabrequim, pistão, mancais e volante. O protótipo foi desenvolvido nas aulas da disciplina de Projeto Integrador II, do Curso Técnico Integrado de Eletromecânica do Instituto Federal Catarinense – Campus Blumenau. O protótipo foi montado em base de madeira, com uma bobina em carretel onde o pistão está inserido e conectado ao virabrequim, sendo adicionado uma chave de fim de curso que interrompe o circuito permitindo a desativação do campo eletromagnético e a liberação do pistão ao ser acionada por um rolamento excêntrico. O sistema atualmente é alimentado por uma fonte de alimentação de notebook. O protótipo com 1 pistão serve de base para a comparação de funcionamento entre os modelos eletromagnético e a combustão, e permite o desenvolvimento futuro de modelos com mais pistões movidos a solenoide, 2, 4 ou 8, que estão em planejamento pela equipe.

Publicado
2019-02-04
Seção
Poster