COMO UTILIZAR FERRAMENTAS MULTIMÍDIA PARA DINAMIZAR SUA APRESENTAÇÃO EM SALA

Palavras-chave: Ferramentas Multimídia. Slides. Apresentações Dinâmicas. Tecnologias no Ensino.

Resumo

No universo acadêmico é comum a utilização de slides (páginas ou quadros elaborados em softwares específicos de apresentações) como ferramenta didática. Apesar da evidente institucionalização dos recursos audiovisuais no processo de ensino e aprendizagem, há uma ampla divergência na literatura a respeito da real eficiência destes recursos nas instituições de ensino. Nesta oficina objetiva-se discorrer sobre como utilizar ferramentas multimídia para dinamizar as apresentações orais. Os participantes terão acesso ao conhecimento científico de como montar os slides de uma apresentação, e também de sugestões práticas de como utilizá-la para uma apresentação efetiva. Serão exploradas, juntamente com os participantes, as regras para a aplicação de textos e fontes em slides, sua estrutura, o uso de imagens, som e vídeos nas apresentações, a utilização de gráficos, quadros e tabelas, a inserção de animações e transições de quadros e o emprego de recursos didáticos com base nas boas práticas previstas na revisão de literatura. Neste sentido, objetiva-se trabalhar elementos para que o participante possa utilizar de forma inteligente os recursos multimídia, de modo a apoiar sua fala e estimular a atenção e a discussão produtiva e participativa em classe.

Referências

APPERSON, J. M.; LAWS, E. L.; SCEPANSKY, J. A. An assessment of students preferences for PowerPoint presentation structure in undergraduate courses. Computers and education. v. 50, p. 148–153. 2008.

BERK, R. A. How to create “thriller” PowerPoints in the classroom! Innov High Educ. Published online (DOI 10.1007/s10755-011-9192-x). 2012.

GOTSICK, J. E.; GOTSICK, P. S. Multimedia in the classroom. Behavior research methods, instruments, and computers. v. 28, n. 2, p. 291–294. 1996.

MAYERS, R. E. Multimedia learning. New York: Cambridge University Press, 2001.

WECKER, C. Slide presentations as speech suppressors: when and why learners miss oral information. Computers and education. v. 59, p. 260-273. 2012.

Publicado
2019-02-04
Seção
Oficinas